quinta-feira, 3 de março de 2016

Centenas de pessoas são capacitadas no programa Prato para Todos


DESENVOLVIMENTO RURAL

02/03/2016 às 12:57
Dez entidades sociais receberam os diplomas representando as cerca de cem pessoas de comunidades de Porto Alegre que foram atendidas nesta etapa do programa - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini -


Ações de conscientização contra o desperdício de alimentos é o intuito das oficinas de aproveitamento integral de alimentos do programa social Prato para Todos. O governador José Ivo Sartori, a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e o presidente das Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa RS), Ernesto Teixeira, fizeram a entrega de certificados aos participantes da atividade, nesta quarta-feira (2), em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

Dez entidades sociais receberam os diplomas representando as cerca de cem pessoas de comunidades de Porto Alegre que foram atendidas nesta etapa do programa, que teve início em outubro do ano passado. Nas oficinas, ministradas por nutricionistas do SESC, são ensinadas receitas de pratos e sucos que utilizam partes não convencionais dos alimentos, como cascas, ramas, folhas, entre outras que normalmente vão para a lata do lixo. As aulas são feitas dentro do ônibus-escola da Ceasa/RS, com capacidade para até 25 pessoas, que foi equipado com uma cozinha industrial e sistemas de som e ar-condicionado para que possam ser oferecidas com conforto e qualidade.

“Quando uma comunidade se une, tem gente que dirige, que ajuda a construir, é muito positivo. A comunidade fica diferente quando tem líderes comunitários importantes fazendo esse papel”, afirmou o governador Sartori que também citou o evento de lançamento do programa Prato para Todos, no Palácio Piratini, falando das centenas de pessoas humildes e simples que lotaram o Salão Negrinho do Pastoreio.

“Tínhamos como meta alcançar inicialmente 30 mil pessoas e agora já estamos em 35 mil. A expectativa até o fim do ano é atender 50 mil. Isso é proteção social, mostra que nós podemos ser solidários”, destacou Sartori, que também pediu às pessoas que foram capacitadas que passem os conhecimentos adquiridos para outras pessoas.

O presidente da Ceasa falou do orgulho que sente ao poder reativar o programa e ver o seu sucesso, que não teve nenhum custo para a instituição. “Já formamos quase 300 pessoas pela cidade e hoje temos uma grande parcela aqui representada. Isso para nós é muito importante, acho que estamos dando a nossa contribuição pelo governo do Estado, com a secretaria, para que este país aproveite mais um pouco do que produz. Tenho certeza que isso vai fazer com que chegue mais comida na mesa daqueles que mais precisam”, declarou Teixeira.

“O Prato para Todos é um exemplo concreto e eficaz de cooperação entre os diferentes setores da sociedade. O programa mostra que é possível unir o poder público e a iniciativa privada em torno de um mesmo objetivo, promover a segurança alimentar. Esse é o papel da política e finalidade do Estado. Propiciar que a sociedade trabalhe em conjunto, busque alternativas, una esforços e ajude a construir programas, projetos e ações transformadores, que tenham como objetivo promover o bem-estar social”, assegurou a secretaria Maria Helena, que tem parceria com o programa através do Gabinete de Políticas Sociais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, agradeceu a parceria de todas as entidades e órgãos envolvidos e falou que esta é uma etapa de motivação na caminhada do programa. “As oficinas, além de educar e ensinar a aproveitar os alimentos, promove a segurança alimentar. Sabemos que no Brasil o desperdício de alimentos chega a 30% do que se produz, o que é muito. Estamos aqui para aumentar o controle sobre o descarte de alimentos”, acrescentou o secretário.

Sobre o programa

O programa Prato para Todos é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através da Ceasa RS, com a parceria do Gabinete de Políticas Sociais, SESC/Fecomércio e a empresa Seven Boys, e foi lançado no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro do ano passado.

O Prato para Todos atende cerca de 300 entidades de Porto Alegre como creches comunitárias, instituições filantrópicas e asilos, e mais de 100 famílias do bairro Anchieta, na capital. Aproximadamente 30 mil pessoas de baixa renda, principalmente crianças e idosos, são atendidas com oferta de alimentos e educação nutricional. Até o final de 2016, a meta é chegar a 50 mil.

In: http://www.rs.gov.br/conteudo/234402/centenas-de-pessoas-ja-foram-capacitadas-no-programa-prato-para-todos-da-ceasa#.VtcZ7NELJzA.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário