sábado, 11 de julho de 2015

Estado entrega veículos para programa social da Ceasa

O governador José Ivo Sartori visita nesta quarta-feira (8), às 12h, a Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) para conhecer o programa social da Companhia. Sartori vai entregar um caminhão e um automóvel, cedidos pela SDR e que permitirão a expansão da iniciativa que combate o desperdício de hortifrutigranjeiros e oferece alimentação equilibrada e nutritiva à população de baixa renda.
Com os novos veículos, o programa será incrementado e, em setembro, deverá beneficiar 30 mil pessoas ligadas a 150 entidades assistenciais. No evento, a Ceasa também fará a doação de 3 mil peças de roupas arrecadadas para a  Campanha do Agasalho.
Apresentado em abril pela Ceasa e SDR à secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado, Maria Helena Sartori, o programa da Ceasa também tem um viés educacional. Por meio dele, a Emater promoverá cursos de nutrição e instruirá cozinhas comunitárias e de entidades a prepararem hortifrutigranjeiros de maneira integral, aproveitando cascas, talos, folhas, ramas e cascas, de alto valor nutricional.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) será parceiro do programa na área educacional, disponibilizando um ônibus equipado com cozinha industrial e material didático. A empresa Seven Boys também apoia o projeto, doando pães para serem distribuídos às famílias cadastradas.  
O caminhão cedido pela SDR vai recolher até 9 mil toneladas de alimentos e hortifrutigranjeiros de atacadistas e de produtores. A coleta é feita por voluntários, que percorrem o pavilhão de produtores e o setor atacadista da central de abastecimento para recolher excedentes de mercado, para depois classificá-los e armazená-los.
A previsão é ampliar o programa para outros municípios, em parceria com as prefeituras. A Ceasa cadastrará entidades como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em risco. 
Texto: Itamar Pelizzaro/Ascom-SDR
Edição: Rui Felten/CCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário